Ter ansiedade é normal, pode até te parece estranho, mas eu vou te explicar.
A ansiedade faz parte da vida de todas as pessoas, se você parar para pensar um pouco, vai ver que em muitos momentos da sua vida ela aparece. Por exemplo, na véspera de um acontecimento importante, como o seu casamento, uma palestra que você tenha que apresentar, uma reunião de negócios, um primeiro encontro romântico, é natural que em qualquer um desses momentos, você fique ansioso.
Me lembro do meu primeiro salto de paraquedas, eu estava super empolgado e extremamente ansioso na véspera do salto. Um dia antes eu já estava vivendo aquele momento. Foi uma ansiedade deliciosa de sentir, essa é a ansiedade positiva.
Mas você sabe que nem sempre a Ansiedade é positiva, por isso, vamos falar um pouco mais sobre ela.
Veja neste post...
ToggleO que é Ansiedade
A ansiedade é uma resposta natural do seu organismo, quando você passa por situações estressantes ou de perigo.
Quando os sintomas de ansiedade se tornam frequentes e começam a causar prejuízos na sua vida, você pode ter desenvolvido o Transtorno de Ansiedade, mas fique tranquilo que tem tratamento e eu vou falar disso um pouco mais para frente.
No Transtorno de Ansiedade, o seu cérebro ativa uma região chamada de Cérebro Reptiliano, que é o nosso Sistema Nervoso Autônomo. Esse sistema controla funções vitais do seu organismo, como os batimentos cardíacos, respiração, digestão, entre outros.
O Cérebro Reptiliano também é responsável pela preservação da sua vida, responsável por Lutar ou Fugir das situações de perigo. Este cérebro foi uma das primeiras estruturas desenvolvidas no surgimento da raça humana.
Imagine que há 200.000 anos atrás, a raça humana não era um ser dominante na terra, eram caçadores, mas também eram a caça, tinham que lutar ou fugir de outros animais e até mesmo de outros humanos.
Ou seja, a programação dessa parte do seu cérebro foi feita para enfrentar situações de risco real.
Por que eu estou te falando sobre tudo isso?
Porque essa programação permaneceu até os dias atuais, esse sistema é acionado quando você está realmente em perigo, mas também é acionado em situações imaginárias. Se você começar a criar imagens negativas na sua mente, o seu Cérebro Reptiliano irá ser ativado e preparar você para uma batalha que não existe.
Principais tipos de Transtorno de Ansiedade
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
O TAG é um dos transtornos mais comuns, como o próprio nome já diz, ele é caracterizada por sintomas de ansiedade constantes por um longo período de tempo.
Principais sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Insônia
- Tensão e dor muscular constante
- Angústia
- Irritabilidade
- Dificuldade de Concentração
- Dores de cabeça frequentes
- Queimação no estômago
- Falta de ar
- Taquicardia
- Tontura
Transtorno de Ansiedade Social
Também é conhecida como fobia social, é caracterizado pela evitação de situações sociais diversas, por exemplo, reuniões familiares e de amigos ou qualquer outro evento onde tenha que sociabilizar.
Principais sintomas de Ansiedade Social
- Sentimento de constrangimento
- Medo excessivo de julgamento
- Autopercepção distorcida
- Evitar constantemente o contato social
Fobias
As fobias são caracterizadas por momentos de ansiedade aguda, sempre que a pessoa está diante do objeto fóbico, poder ser um animal, inseto, altura, palhaço e uma infinidade de outros agentes fóbicos, até mesmo o fato de pensar ou ver uma imagem, pode disparar as reações da fobia.
Principais sintomas de Fobias
- Medo descontrolado
- Crises de Ansiedade
- Crise de Pânico
- Evitação de lugares ou situações
Transtorno Misto Depressivo Ansioso
O transtorno misto é caracterizada pela presença de sintomas da Depressão, assim como da Ansiedade, os sintomas podem se apresentar em crises ou de forma generalizada. Os sintomas de ansiedade são os mesmo citados anteriormente em TAG.
Transtorno do Pânico
São crises intensas de ansiedade, o sistema de luta ou fuga do Cérebro Reptiliano recebe uma descarga muito grande e entra em ação, assim que as crises começam, chegam ao pico por volta de 10 minutos após o início dos sintomas e podem durar minutos e até mesmo horas.
Principais sintomas do Transtorno do Pânico
- Crises recorrentes e agudas de ansiedade
- Sensação de morte eminente
- Medo de enlouquecer
- Mente fora de controle
- Falta de ar
- Dor no peito
- Medo de que as crises aconteçam novamente
Clique aqui e faça uma avaliação gratuita dos seus níveis de Ansiedade
Tratamentos recomendados para Ansiedade
Hipnoterapia
A hipnoterapia traz resultados rápidos para os clientes, logo após as primeiras sessões, o cliente consegue controlar os sintomas das crises que tendem a desaparecer até a conclusão do processo de Hipnoterapia.
Se você ainda não conhece a Hipnoterapia, acesse esse artigo que escrevi falando sobre o assunto.
Quer conhecer o atendimento online com hipnoterapia? Clique aqui
Psicologia
Todas as linhas de psicologia podem ajudar, mas cada uma tem suas características na condução do tratamento.
Especificamente para os casos citados neste artigo, eu recomento a Terapia Cognitiva Comportamental.
Psiquiatria
Não, psiquiatra não é médico de louco, por isso se essa for a sua idéia, tire isso da cabeça.
Em alguns casos será necessário o uso de um ansiolítico, sendo assim, somente um médico que pode prescrever essa medicação.
Formas de Autoterapia
Recentemente eu escrevi um artigo ensinando como controlar a Ansiedade, você pode acessar clicando aqui.
Praticar Auto Hipnose
Confira o artigo que eu escrevi, nele eu vou te ensinar uma técnica simples de praticar Auto Hipnose, você pode começar hoje mesmo. Clique aqui!
Você pode aprofundar os seus estudos e ter muitos benefícios com a Auto Hipnose. Conheça o meu Curso de Auto Hipnose Online.