Neste artigo, eu vou apresentar para você os principais sintomas do Burnout, como você pode se previnir e como tratar, assim mantendo sua qualidade de vida.
Agora em 2022, a Organização Mundial Saúde (OMS) instituiu o CID 11, que classifica o Burnout como: Estresse Crônico de trabalho que não foi administrado com sucesso.
Veja neste post...
TogglePrincipais causas do Burnout
1- Carga de trabalho excessiva, muitas pessoas querem ou acreditam que precisam mostrar resultado o tempo todo, muitas vezes essa demanda vem da própria empresa onde trabalha. Aqui, também estou levando em consideração os estudantes, que muitas vezes estudam por longos períodos e não tem o descanso devido.
2- Baixa resiliência, ter preparo emocional e cognitivo (pensamentos) para enfrentar situações de estresse, é fundamental para previnir o Burnout. As situações do dia a dia fogem ao nosso controle, por isso a resiliência é fundamental na cultura atual.
3- Estresse crônico, devido a altas demandas de trabalho, ambientes profissionais tóxicos, problemas de relacionamento interpessoal, são fatores que contribuem para o aparecimento do quadro.
4- Falta de reconhecimento, incluindo baixa remuneração, comissionamento baixo, falta de feedback e desequilíbrio entre esforço e recompensa.
5- Assédio, incluindo moral e sexual, bullying, intimidação, interações inadequadas com a equipe de trabalho, submissão ou relacionamento abusivo com superiores hierarquicamente.
6- Injustiças, baixos níveis de confiança, violação de direitos, desvalorização.
Sintomas do Burnout
Eu vou listar aqui os principais sintomas do Burnout, mas você deve tomar cuidado para não fazer um autodiagnóstico, somente profissionais como Psicólogos, Hipnoterapeutas e Psiquiátras podem diagnosticar o Burnout.
Principais sintomas do Burnout
- Desinteresse pelo trabalho
- Fugir de situações de trabalho
- Irritabilidade
- Falta de concentração
- Irritabilidade
- Dores musculares
- Fadiga constante
- Problemas de memória
- Queda de produtividade
- Depressão
Diferença de Depressão e Burnout
A depressão normalmente acompanha a pessoa por onde ela estiver, pode ser na casa, no trabalho, na academia e até mesmo nas festas e eventos sociais. O depressivo perde o prazer e a energia por atividades de uma forma geral.
Já no caso do Burnout, a perda de energia está diretamente ligada ao trabalho, a pessoa pode manter a sua energia e interesse em outras atividades fora do ambiente de trabalho.
Avaliação gratuita de Burnout
Pode ser que você tenha se identificado com alguns dos sintomas que eu mencionei acima, antes de se diagnosticar com Burnout e até mesmo aumentar os seus níveis de estresse, eu vou disponibilizar um teste real e cientifico para você.
A Inia Health, é uma empresa Australiana de impacto social, tem a missão de democratizar a Saúde Mental no Brasil e no Mundo. A avaliação a seguir é fruto de estudo científico e é usado por Psicólogos e Psiquiatras do mundo todo.
Ao receber os resultados do seu teste de Burnout e você sentir que irá precisar de ajuda profissional, te convido a conhecer o meu processo de atendimento online com Hipnoterapia clicando aqui.
Clique aqui e faça agora sua avaliação gratuita de Burnout
Atividades para tratamento e prevenção do Burnout
Manter a saúde física e mental em dia, é a melhor forma de prevenção, mas nem sempre estamos preparado e podemos mergulhar em situações estressantes, por isso vou te passar algumas sugestões para você utilizar no seu dia a dia.
Tratamento com Hipnoterapia
A hipnoterapia traz resultados relativamente rápido, entre 6 e 10 sessões o cliente consegue uma evolução significativa e volta a ter qualidade de vida. Se você quer ler mais sobre Hipnoterapia, clique aqui e leia o artigo que escrevi aqui no blog.
Tratamento com Psicólogo
Todas as abordagens da psicologia funcionam, algumas trazem resultados mais rápido do que outras, ou são mais indicadas para um ou outro caso específico.
Para o tratamento do Burnout, eu recomendo o uso das Terapias Cognitivas, tem uma abordagem mais focada no que a pessoas está passando no momento.
Tratamento com Psiquiátra
O Burnout se não for tratado adequadamente, pode evoluir para um caso de Depressão. Na maior parte dos casos, não é necessário o uso de medicação, siga as orientações do seu Psicoterapeuta e se preciso, busque ajuda médica.
Exercícios físicos
Você já deve estar cansado de ouvir falar que exercícios físicos regulares fazem bem para a saúde física e também para saúde mental. Você não precisa frequentar uma academia para isso, você pode praticar exercícios na sua casa.
Vou disponibilizar aqui para você fazer o download gratuitamente do Guia de atividade física para a população brasileira, feito pelo Ministério da Saúde.
Meditação
Essa técnica de atenção plena diminui os níveis de estresse e vai te ajudar a ter dias com maior controle emocional. Você pode pesquisar no youtube e encontrar muito material gratuito.
CVV Centro de Valorização da Vida
O CVV presta suporte emocional gratuito 24 horas por dia, tem um atendimento muito acolhedor e sigiloso. Ao contrário do que muitos pensam, o CVV não é só para atendimento de pessoas que querem se suicidar, todos que quiserem desabafar e ser ouvido, pode contar com serviço, é totalmente sigiloso.