Eu recebo quase que diariamente a pergunta: Fernando, foi você que criou a Hipnose Cognitiva?
Infelizmente não fui eu, a Hipnose Cognitiva vem das técnicas e Terapias Cognitivas da Psicologia, portanto, se você acompanha o meu trabalho, já deve ter me ouvido falar que hipnose não trata ninguém.
Eu escrevi um artigo explicando como a Hipnoterapia funciona, você pode acessar esse conteúdo clicando aqui.
Veja neste post...
ToggleO que são crenças
Para entender melhor como funciona a Hipnose Cognitiva, é preciso que você saiba o que são crenças e como elas são formadas.
Crença é absolutamente tudo o que você acredita como verdade em sua vida, por exemplo, crença religiosa, o time de futebol, partido político, gostos pessoais, estilo musical, estilo de filmes e por aí vai.
Você usa as suas crenças para se interpretar, interpretar os outros, o mundo e até mesmo o futuro. Essas crenças são como uma programação mental que cada pessoa tem.
Existem tantos mundos quanto pessoas, cada um tem a sua forma de ver o mundo, uns conseguem enxergar de forma saudável, outros nem tanto.
Como você forma as suas crenças
Durante toda a sua vida, você passou por infinitas experiências, em algum momento você se convenceu e formou a crença de que poderia levantar e andar, bem como acreditou que poderia falar, ler e escrever. Você possivelmente passou por experiências negativas e deve ter aprendido que determinada situação te causa risco, logo passou a evita-la.
Constantemente formamos crenças e assim será enquanto o seu cérebro estiver ativo e exercendo as funções cognitivas adequadamente.
Agora que você já sabe o que são crenças, vamos falar sobre a Hipnose Cognitiva.
Hipnose Cognitiva
Como ja te disse anteriormente, a Hipnose Cognitiva é a união das técnicas da Hipnose com a técnicas e teorias das Terapias Cognitivas vindas da Psicologia. Em especial, posso citar Aaron Beck, conhecido como o pai da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC).
Todo o conteúdo utilizado na Hipnose Cognitiva tem embasamento científico, portanto, estamos falando de uma forma de terapia que traz resultados reais e mensuráveis.
Controlando e identificando pensamentos
A princípio, é necessário fazer um processo de Psicoeducação. O cliente precisa saber o que são crenças positivas e negativas, aprender a identificar e a controlar esses pensamentos. No atendimento com Hipnoterapia, após o cliente entrar em transe, ele é estimulado a acessar esses pensamentos e a colocar cores neles, uma cor vai representar o negativo, assim como será escolhida para representar o positivo.
Em um próximo passo, o cliente irá identificar em transe hipnótico quais são as crenças que estão a nível inconsciente, ou seja, aqueles pensamentos que ele não consegue acessar de forma consciente. Logo após, irá identificar as crenças intermediarias e os pensamentos automáticos.
Posteriormente a esta identificação de crenças, o hipnoterapeuta deve elaborar um Mapa Cognitivo, que nada mais é que uma sequência lógica de como os pensamentos acontecem na mente do cliente.
Esse processo inicial de identificação de crenças, traz um profundo autoconhecimento para o cliente, é neste momento que as “fichas começam a cair˜.
Ressignificação de pensamentos negativos
Este é o momento mais esperado dentro da terapia, aqui o cliente irá fazer uma lista de pensamentos que irá substituir os pensamentos negativos, sobretudo, você deve acompanhar as escolhas do cliente e entender se aqueles novos pensamentos são positivos.
Logo após, com o cliente em transe, a ressignificação acontece e o cliente tem “instalado” os novos pensamentos em sua mente, na sessão seguinte, esse processo é repetido e reforçado. Assim, após a ressignificação acontecer, é esperado mudanças significativas nos pensamentos e comportamentos do cliente.
Aplicações da Hipnose Cognitiva
Eu vou citar aqui os principais casos que são possíveis de serem tratados.
- Depressão
- Ansiedade
- Fobias
- Transtorno do Pânico
- Transtorno Obsessivo Compulsivo
- Transtornos Alimentares
- Hipocondria
- Vícios
Você pode conhecer mais sobre os meus atendimento com Hipnose Cognitiva clicando aqui.
Quer ser um Hipnoterapeuta e ajudar muitas pessoas com Hipnose Cognitiva?
Clique aqui e conheça a Formação em Hipnose Cognitiva online.